top of page

Montando pasta de Comunicação Alternativa <3

  • 20 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Conquistar é transpor barreiras, vencer desafios,e alcançar a vitória almejada na luta do dia a dia.

Iolanda Brazão

Ola!! Sei que tenho deixado o site a algum parado, mas é por uma boa razão. Além de muito trabalho também venho introduzindo a utilização de comunicação alternativa com o Miguel, o que já vem apesentando ótimos resultados! Ele compreendeu o sistema muito mais rápido do que eu esperava, mas a consolidação requer tempo e acompanhamento então estamos trabalhando nisso juntos. Como dica para outas mamães estou mostrando aqui o passo a passo que utilizei, e algumas dicas rápidas. Em breve deixarei um texto mais detalhado sobe o assunto. Vale muito a pena a experiência!!!

Um dos sistemas que é muito conhecido e difundido é o Pec, vou explicar um pouquinho aqui pra você que tem interesse. Mas atenção, é um sistema qque necessita da orientação de um profissional

PEC - sistema de comunicação por troca de figuras


E como funciona o PECs de verdade? São 6 fases:


1. A criança aprende a importância da comunicação como uma via de mão dupla: dá a figura e ganha o que quer (objeto ou alimento, por exemplo). O aprendizado inicial é feito com uma só figura de algo que a criança goste muito. 2. Ainda com uma figura, o aprendizado sai da mesa – ou da proximidade – e a criança prende a “viajar” com o PECs de uma ponta a outra da sala para entregar à pessoa e ganhar o que quer.

3. É nesta fase que a criança aprende a discriminar entre figuras. Com o uso de um mínimo de 2 figuras, já na pasta com velcro, ela aprende a pegar a figura do que realmente quer ganhar.

4. A criança aprende a construir a primeira frase usando figuras: um ícone do “eu quero” mais a figura de interesse. Depois, ela aprende a expandir as sentenças usando adjetivos, verbos e preposições (“eu quero a bola azul” por exemplo).

5. A criança aprende a usar o PECs para responder à pergunta “o que você quer?”.

6. A criança aprende a comentar respondendo a perguntas como “o que você vê?”, “o que é isso?” e “o que você ouve”, por exemplo. Ela pode compor sentenças com “eu vejo” e “eu sinto”, por exemplo.


O Miguel já está na fase 3! <3 :D Eu não segui os modelos que encontrei na internet, ciei um modelo novo e totalmente personalizado, talvez por isso tenha passado da primeira para a terceira fase tão depressa.


O treinamento completo, no Brasil, é dado pelo pessoal da Pyramid: http://www.pecs-brazil.com/

 
 
 

Comentários


Âncora 1
bottom of page