top of page

Sugestões de atividades Lúdicas para Avaliação Diagnóstica com alunos no TEA

  • 12 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

* Use ditados visuais! A imagem ajuda a manter a concentração, o que é de extrema importante em crianças hipercinéticas e com TEA 😉😍


* O processo de quantificação e pareamento das quantidades com seus respectivos números não é uma construção simples. Exige repetição e estímulos variados até que se alcance a consolidação dos conceitos. Então nada melhor que aprender brincando! Para avaliar crianças no início do processo é muito importante utilizar materiais concretos.


* Para avaliar se a criança relaciona as letras iniciais a seu respetivo fonema é preciso utilizar palavras diversificadas, algumas iniciando com sílabas simples (consoante+vogal) e outras com sílabas complexas (com encontros consonantais ou fonemas nasais, como prato ou antena) e assim verificar até onde criança é capaz de identificar os sons além das figuras decoradas "E de Elefante"! Vamos utilizar imagens, materiais lúdicos e transformar o aprendizado em brincadeira!! Fica muito mais fácil aprender assim! Use copos de requeijão ou de iogurte para avaliar a percepção dos fonemas, comece com a primeira letra, depois a última letra, primeira vogal, primeira consoante, mude as regras e brinque de novo, criança aprende brincando!! <3


* O Ensino da Matemática, quando bem realizado, vem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, além de estimulá-las com o próprio pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Assim, percebe-se que os jogos, poderão ser utilizados como recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, contribuindo de modo significativo à condição de aprendizado dos alunos. Atividades de quantificação, soma e subtração com jogos possibilitam o envolvimento total da criança, que mostra assim suas reais aptidões, o que não ocorre em avaliações formais em que a tensão fica em primeiro lugar.


* Mais uma dica super simples de fazer e utilizar, aqui trabalhamos habilidades de percepção e dedução, identificação de letras e imagens. As atividades lúdicas são de grande importância para o processo de alfabetização, ainda mais importantes para crianças hipercinéticas, hiperativas ou com dificuldades de atenção como no TDAH e Autismo, pois são elas que permitem o envolvimento total da criança na construção do conhecimento,tirando -a do papel passivo.


* Vamos começar avaliando a escrita com materiais manuseáveis! Estimular o pensamento sobre os fonemas e exercitar a firmeza nas mãos usando pregadores. Essa atividade é excelente para crianças com baixo desempenho motor!! Somente depois avançamos para a escrita com diferentes tipos de materiais.


Aqui temos apenas alguns exemplos de atividades,mas dentre as muitas possibilidades de atividades para avaliar alunos especiais vale lembrar que o principal a ser percebido é a autonomia, além de habilidades de comunicação (receptiva e expressiva).




 
 
 

Comentários


Âncora 1
bottom of page