Avaliação Diagnóstica como Base do Planejamento para alunos com T.E.A
- 12 de fev. de 2018
- 4 min de leitura

A Avaliação Diagnóstica é a base primordial do Planejamento Educacional Individualizado para alunos com transtorno do Espectro Autista.
Por isso elaborei uma listagem simplificada de critérios a serem observados antes mesmo da avaliação de domínio de conceitos inerentes ao conteúdo. A partir do conhecimento do aluno de questões fundamentais é que sera possível elaborar planos de ação com eficiência.
O modelo a seguir pode atender a qualquer etapa do desenvolvimento, considerando que no transtorno do espectro autista a faixa etária não é o determinante principal para as demandas de desenvolvimento. Com objetivo de facilitar a análise do corpo docente, realizei a divisão de habilidades por "matéria", sendo necessário a análise das habilidades finais como um todo. O conselho é que realize a leitura crítica do modelo e realize adaptações mediante o caso específico.
CRITÉRIOS DE OBSERVAÇÃO PARA ALUNOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
LEGENDA SUGERIDA:
D- DESENVOLVIDO ED- EM DESENVOLVIMENTO PT- PRECISA SER TRABALHADO
Português. faz uso de linguagem para comunicar-se,expressar ideias e opiniões; elabora perguntas e respostas de acordo com o contexto; faz pratica de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento que dispõe, quanto ao sistema de escrita; forma grupos de acordo com critérios estabelecidos; participa nas situações em que a professora lê textos de diferentes gêneros como historias, musica adivinhas, noticias; com auxilio identifica letras e silabas que compõem palavras contextualizadas; com auxilio observa a relação entre fonema e grafema; participa em atividades que envolvam pesquisas; valoriza suas próprias produções e a dos outros; participa de atividades que envolvem a linguagem musical e faz interpretações; participa de atividades que envolvem leitura, mesmo que de forma não convencional; com auxilio forma palavras a partir de uma determinada letra; com auxilio organiza as partes (silabas) para a composição do todo (palavras); faz leitura de uma paisagem a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens; conhece quase todas as letras do alfabeto; encontra-se no nível pré-silábico.
Matemática. percebe as semelhanças entre objetos redondos e não redondos e explora com auxilio diferentes procedimentos para comparar grandezas; com auxilio, explora medidas de comprimento utilizando unidades não convencionais; compõe e decompõe quantidades através da escrita numérica; participa de atividades que envolva pesquisa; com auxilio identifica números nos diferentes contextos de: posição, comparação, ordenação; explora e identifica as formas geométricas pela observação de objetos; percebe semelhanças e diferenças entre as figuras; identifica quantidades de elementos e faz correspondência um a um; com auxilio identifica a posição de um numa série numérica.
Artes. Produz trabalhos como desenhos, pinturas, modelagens, colagens desenvolvendo gosto pelo processo de produção e criação; reconhece formas, tamanhos, texturas e algumas cores realizando as atividades com coordenação motora fina e ampla; participa de atividades que envolvam regras, hesitando um pouco em respeitá-las; expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e de outros movimentos; participa de atividades que envolvam a linguagem musical; faz interpretações musicais; expressa a produção de som e de silencio com voz, o corpo e objetos sonoros; percebe com auxilio de estrutura rítmica para expressar-se corporalmente, por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos; expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Geografia. reconhece a importância da moradia; explora e identifica objetos que tem casa; identifica animais que constroem a própria casa; identifica pontos para situar e deslocar-se no espaço; participa da construção de painéis referentes a diferentes lugares; tem noção de atitudes perante a preservação e conservação do meio ambiente.
Ciências. valoriza suas conquistas corporais; aprecia imagens e faz relação com experiências vividas e pessoais; percebe a importância de conhecer as características do próprio corpo e asseio corporal para manter uma boa saúde; reconhece as fases do desenvolvimento das pessoas; importância dos alimentos.
História. interessa-se pelo patrimônio cultural de seu grupo social e em conhecer diferentes formas de expressões culturais; reconhece nomes de familiares. faz relatos de noticias ouvidas ou histórias vivenciadas; participação nas atividades; tem idéia formada sobre crenças, valores, religiosidade; datas comemorativas e religiosas;
Educação Física. vivencia e participa de atividades recreativas, respeitando total ou parcialmente as regras; apropriou-se de habilidades especificas à cultura corporal tendo um ótimo desenvolvimento psicomotor; interage com grupo envolvido agindo na maioria das vezes de maneira cooperativa; ajusta-se parcialmente à normas da escola.
ÁREA SÓCIO-AFETIVA Comentar sobre o período de adaptação: Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico? Relacionamento: com a professora, Equipe Multiprofissional, Atendentes, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor? Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes? Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar. Controle esfincteriano resolvido? Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pátio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)? Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
ÁREA COGNITIVA Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva: Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções? Construção da representação: Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
Sugestão de outros pontos a serem observados:
Demonstra aversão ou obsessão extrema a alguma textura ou objeto na sala?
Apresentou algum comportamento agressivo?

Comentários