Dica para iniciar a escrita cursiva ;D
- 21 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Trocar a “letra de máquina” pela “letra de mão”, no 2º ano do ensino fundamental, muitas vezes torna-se um problema para as crianças. Elas querem muito e nem sempre conseguem. Importante ressaltar que a coordenação motora fina precisa ser trabalhada desde a Educação Infantil através de jogos e brincadeiras e sistematizadas no 1º ano. Frisar, também, que os alunos não passam “automaticamente” da letra em caixa alta para cursiva; precisam ser ensinados! O traçado correto é que possibilita uma boa letra e facilita a escrita.
Compreender a movimentação correta de cada letra é fundamental para uma boa escrita, e o uso de barbantes, lã, cola colorida, facilita essa organização que é primeiro abstrata, e só depois motora.
A ideia é iniciar o trabalho mostrando a movimentação de mão que permite posteriormente a escrita correta. ;) Fichas como as exemplificadas abaixo podem ser utilizadas para colagem de diferentes materiais.







Deixar de escrever usando a letra de mão é prejudicial às crianças? Essa é uma discussão que divide os especialistas. Para a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Educação Araci Asinelli da Luz, a escrita é importante para desenvolver a psicomotricidade fina, fundamental para o desenvolvimento psicomotor. “Veja a dificuldade que alguns adultos e idosos, ao ingressar no EJA [Educação de Jovens e Adultos], apresentam ao segurar um lápis ou caneta pelo fato de não terem desenvolvido esta habilidade na idade propícia. Quanto mais estimulado o cérebro, mais sinapses ele faz, aumentando sua capacidade. E o olhar e o uso das mãos, em especial os polegares, têm grande influência no desenvolvimento das sinapses”, diz.
Por sua vez, o psicólogo e doutorando em Educação pela UFPR Maurício Wisniewski, afirma que mesmo com a diminuição do uso da escrita, as habilidades manuais continuam sendo exercitadas. “Outras coisas dependem hoje de manejo tanto quanto escrever a caneta ou lápis. Jogar videogame e escrever em computadores e tablets exige habilidade motora para segurar e tocar a tela”, diz.

Comentários