top of page

Como estimular o desenvolvimento da noção Espacial e Lateralidade?

Quantas vezes uma pessoa apontou para a esquerda e disse direita? E quem nunca demorou alguns segundos para erguer o braço direito ao receber essa ordem? Essa noção de lateralidade está intimamente ligada com a noção de espaço que adquire-se na infância.

A noção espacial refere-se ao conhecimento do espaço externo do corpo, estando próxima a noção de direcionalidade (esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo,...). Já a lateralidade refere-se a uma relação de dominância dos Hemisférios Cerebrais que determina o predomínio de um lado do corpo sobre o outro, referindo-se ao espaço interno do indivíduo.

É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns pesquisadores creem ser ela de natureza genética. Assim, estudos apontam que pais destros só terão filhos canhotos em 9,5% dos casos. Já os genitores canhotos têm uma alta probabilidade de ter filhos canhotos – se ambos utilizarem o lado esquerdo, o filho terá 26% de possibilidade de também ter o predomínio desta parte do corpo.

Se quando criança não houver um trabalho efetivo na sua lateralidade e noção espacial, ao atingir a idade adulta esses transtornos persistirão e muitas vezes são demonstrados no cotidiano, como:

- Dificuldade de encontrar direção (confusão de esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo);

- Dificuldade de interiorização de si mesmo (não percebe as reais proporções de seu corpo);

- Dificuldade de fazer representações mentais (imaginação);

- Dificuldade de perceber o espaço que o circunda (as pessoas passam a ser rotuladas de “estabanadas” porque esbarram nas coisas, derrubam, causam acidentes, etc);

- Dificuldade de leitura/escrita (não escrevem e não leem corretamente);

- Dificuldade de organização (do tempo e do ambiente).

Além de atividades rítmicas como a dança, teatros e atividades físicas ao ar livre jogos simples que podemos fazem em casa estimulam os pequenos a pensar sobre lateralidade, e noções espaciais e assim desenvolve-las, jogos como Twister, quebra cabeça, dobraduras e tangram, se direcionadas por um adulto estimulam e desenvolvem as noções espaciais e de lateralidade, sem falar nas habilidades de processar comandos, imitar processar informações em cada uma delas. Volto a repetir, brincar é o melhor remédio! Pois criança aprende é brincando!!

 
 
 

Comments


Âncora 1
bottom of page