top of page

Boliche Matemático

  • 28 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

O Ensino da Matemática, quando bem realizado, vem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, além de estimulá-las com o próprio pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver

problemas. Assim, percebe-se que os jogos, poderão ser utilizados como recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, contribuindo de modo significativo à condição de aprendizado dos alunos. Logo, o Boliche Matemático proporciona maior aprendizado por meio da brincadeira, desenvolvendo o conhecimento dos algarismos, comparação de conjuntos, envolvendo noções de distância, espaço, força, construção de democracia, através da elaboração do conjunto de regras e a coordenação, quando os alunos tentam acertar as garrafas. Desta forma, é imprescindível, que os educadores busquem formas que permitam uma melhor aprendizagem e que venha desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo... Resumindo tudo, criança aprende é brincando!!

Vamos ao passo a passo...

Passo 1: Construção dos pinos de boliche com garrafas pet, cartolina e pincéis.

Passo 2: Enumeração dos pinos de 0 a 10 para trabalhar a aquisição do conceito de número com as crianças.

Passo 3: Confecção da bola utilizada para derrubar os pinos, feita de jornal, folhas de papel ofício comum e fita adesiva.

Passo 4: Agrupamento das tampinhas de garrafa pet por cores para marcação do placar.

Passo 5: Elaboração do placar em forma de tabela para contagem dos pontos das equipes, com cartolina e canetas de hidrocor.

Agora é brincar e aproveitar ao máximo a habilidade de raciocínio das crianças!! Instigar a criança a ampliar o pensamento numérico, reconhecer os princípios da contagem, através do jogo e principalmente estimular a curiosidade!

 
 
 

Comentários


Âncora 1
bottom of page