Tecnologia e o TEA
- 12 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Atualmente existem diversos aplicativos para serem utilizados em Tablet’s, Celulares e Vídeo Game, que podem contribuir para melhorar a comunicação dos Autistas.
Aplicativos executados em Tablet’s, Celulares e Vídeo Game têm gerado grandes transformações no modo como crianças com autismo se comunicam.
A tela sensível ao toque é de fácil uso, estimula a concentração (difícil para esses pacientes) e chama atenção com cores e animações. “Tanto profissionais quanto familiares podem usar o tablet e os estudos têm mostrado que o aparelho é eficaz”, diz o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Jogos e exercícios se tornam complemento das terapias realizadas com profissionais. Não há contraindicação: crianças de qualquer idade podem se beneficiar dos gadgets.
Dica de Aplicativo para Android: ABC Autismo - Baixe clicando AQUI.
Dicas importantes...
* Limite o tempo de uso: deixe seu filho brincar de uma a duas horas por dia - Tablet, sozinho, não faz mágica.
* Tablet, sozinho, não faz mágica. A criança precisa de supervisão e interação com os adultos durante a atividade.
* Nem sempre os aplicativos criados para autistas são os melhores. Procure testar novos produtos, pensando nas características de seu filho: apps educativos voltados para todas as crianças podem ser até mais eficazes.
* Tente transferir uma atividade feita no tablet para a realidade. Por exemplo, se a criança gosta de montar quebra-cabeças em aplicativos, apresente um brinquedo real e brinque com ela. Se o filho escreve no tablet, sugira que escrevam juntos em uma folha depois de escrever no tablet.
* Tente transferir uma atividade feita no tablet para a realidade. Por exemplo, se a criança gosta de montar quebra-cabeças em aplicativos, apresente um brinquedo real e brinque com ela.
* Telas luminosas podem dificultar o sono à noite. Melhor brincar com o tablet até a hora do jantar.
* Um app estrangeiro pode ser bom, se for personalizável com frases e figuras em português. Na dúvida, experimente.
* Aprenda a usar os recursos de restrição do seu tablet, para impedir que a criança compre ou delete aplicativos sozinha, por exemplo.

Comentários