top of page

Mitos do Autismo

  • 13 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

O autismo ainda é um tabu para a maioria da população, mas ao contrário do que as pessoas imaginam o autismo é mais comum do que se pensa. De acordo com a agência CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças – dos Estados Unidos, o autismo afeta uma em cada cinquenta crianças. Apesar destes dados, ainda nos deparamos com uma variedade de mitos no autismo.

MITOS NO AUTISMO

– Autista não gosta de afeto: alguns autistas não gostam do contato físico, por sua vez existem diversos autistas que não possuem nenhum problema com o contato físico, muito pelo contrario adoram receber um afeto, elogio ou abraço, como forma de elogio, agradecimento ou seja carinho.

– Autistas não gostam das pessoas: gostam sim, sentem saudade e tem prazer na companhia e apego aos demais. “Como apresentam dificuldade em aprender com os outros e compreender os sinais sociais, não sabem, muitas vezes, agir da forma esperada nos diferentes contextos. Isto pode levá-los ao afastamento. Mas, na medida em que adquirem um repertório, tendem a se aproximar”, analisa a psicóloga Cássia Leal da Hora.

– O ambiente familiar é o principal detonador da doença: o autismo não é desencadeado por questões familiares, por mais difíceis que possam ser. A psicóloga Cristiane Silvestre de Paula diz que o ambiente não influencia, porém, a participação dos pais é essencial para o prognóstico.

– A falta de afeto, amor e o comportamento da mãe são a causa doautismo: segundo a psicóloga Cássia Leal da horta “Esta é possivelmente a máxima mais inadequada que já foi propagada sobre a doença”

– A vacina tríplice pode causar o transtorno: não existe nenhuma relação comprovada entre a vacina e o autismo, este Mito foi sugerido “por pesquisadores no final da década de 1990 e chegou a virar um artigo publicado em uma das mais importantes revistas médicas da época, mas o texto foi duramente criticado por conter diversos erros metodológicos”, conta o neurologista Leandro Teles. “A tríplice é segura, eficaz e, pelos conhecimentos atuais, não leva ao autismo”, diz Teles.

– Autistas têm um mundo próprio: estes mito é antigo, surgiu numa época em que pouco ou nada se sabia sobre o autismo. O mundo dos autistas é o mesmo de todas as pessoas, o que ocorre é que o autista interage de forma diferente segundo o psicólogo Daniel Del Rey.

 
 
 

Comentários


Âncora 1
bottom of page